Pesquisa
Pesquisa
Logo
Logo COP 30Selo Transparência

Intranet

Logo
A Defensoria
Serviços
Transparência
Ouvidoria
Comunicação

Intranet

Logo COP 30Selo Transparência
  1. Página Inicial
  2. Comunicacao
  3. Noticias
  4. Defensoria Publica Do Para Realiza Doacoes De Brinquedos Para Criancas Em Situacao De Vulnerabilidade
Logo
Endereço Prédio-sede:
Rua Padre Prudêncio, n° 154, Belém - Pará - Brasil. CEP: 66019-080
Telefone: (91) 3251-3700
Horário de atendimento: 8h às 14h
Copyright © 2026 DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DO PARÁ. - CNPJ: 34.639.526/0001-38
Todos os direitos reservados
Feito pela equipe de Sistemas DPE
Logo
Acesso à
informação
Logo

da Transparência

Pública

Defensoria Pública do Pará realiza doações de brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade

Atualizado em 22/12/2025
Compartilhe esta notícia
Imagem da notícia

A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), realizou, na última semana, uma ação solidária de doação de brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é fruto de parceria institucional com a Receita Federal e contemplou escolas da Região Metropolitana de Belém e do interior do estado. Ao todo, mais de dois mil brinquedos foram distribuídos, em benefício de treze escolas.

A diretora da Escola Municipal Helder Fialho Dias, no distrito de Outeiro, Sandra Couto, destacou a importância de iniciativas como essa para a comunidade escolar, que enfrenta situações de vulnerabilidade social dos estudantes todos os dias. “A escola, os alunos, os professores e toda a comunidade expressaram grande alegria e satisfação ao receber os brinquedos doados pela Defensoria Pública. A escola se torna, assim, um espaço de esperança. A reação das crianças foi de grande entusiasmo, todas ficaram muito felizes. Agradecemos imensamente à Defensoria Pública do Pará”, afirmou.

A ação contemplou escolas dos bairros do Guamá e do Tapanã, das ilhas de Cotijuba e do Combu, dos distritos de Mosqueiro e de Outeiro, além dos municípios de Barcarena e de Acará. A iniciativa teve como objetivo proporcionar momentos de lazer, acolhimento e alegria às crianças atendidas, especialmente em contextos marcados por dificuldades socioeconômicas.

Para a defensora pública Flávia Maranhão, a iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a proteção integral dos direitos da infância e da adolescência. “A ação foi muito importante para as crianças. Elas demonstraram grande emoção ao receber os presentes, especialmente porque algumas escolas estavam planejando festas sem brinquedos. Com a doação, foi possível garantir esse momento de alegria às crianças”, relatou.

A ação também reforçou a importância do brincar como direito fundamental previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao contribuir para o desenvolvimento emocional e social do público infantil. O defensor público atuante no Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), Carlos Eduardo Silva, destacou o impacto social da iniciativa. “Essa ação vai muito além da entrega de brinquedos. Ela leva alegria, acolhimento e demonstra às crianças que elas são lembradas e valorizadas. Em muitos casos, esse gesto simples resgata sorrisos, fortalece a autoestima e contribui para um desenvolvimento emocional mais saudável. Além disso, iniciativas como essa reforçam o papel social da Defensoria Pública do Pará e da comunidade, ao promover solidariedade, esperança e cidadania desde a infância”, ressaltou.


Serviço:
Por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), a Defensoria Pública do Pará atua a fim de defender e garantir os direitos infanto-juvenis. O Naeca fica localizado na Travessa São Francisco, nº 427, no bairro da Campina, em Belém. Se precisar de atendimento, entre em contato pelo número (91) 99342-2925, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente criada para garantir a assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos.

Texto da estagiária Beatriz Moraes, sob supervisão de Luana Cantanhede