Ananindeua: posse popular de novas/os defensoras/es públicas/os do Pará foi realizada neste sábado (31)
A Posse Popular das/os Novos/as Defensoras/es Públicas/os do Pará foi realizada neste sábado, 31 de janeiro, no Núcleo Metropolitano de Ananindeua. O evento é tradição na Defensoria Pública do Pará (DPE-PA). Realizado após a Sessão Solene de Posse, o mutirão marca o primeiro contato de membras e membros com a população paraense.
A manicure Luana Silva procurou a Defensoria Pública do Pará em busca de um atendimento para reconhecimento de paternidade da sua filha. “Eu já tive outros processos que fui atendida pela Defensoria e deu tudo certo. Desta vez, vim atrás dos direitos da minha filha e estou saindo satisfeita porque o primeiro passo já foi dado”, comemora.
Durante a ação, foram realizados cerca de 150 atendimentos jurídicos previamente agendados, entre eles, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e divórcios litigioso e consensual. Na Van de Direitos foram atendidas as demandas espontâneas como o serviço de orientação jurídica, encaminhamento para retificação e emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito.
Empossados no último dia 16, as defensoras e defensores foram aprovados no V Concurso para Defensor Público da DPE-PA. Eles constituem a última turma de convocados deste certame, que teve todos os aprovados nomeados pela instituição. A expectativa é que a entrada dos novos profissionais fortalece o atendimento da Defensoria no interior do estado.
A defensora pública recém-empossada Nathalia Jaimovich foi estagiária da área penal da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e, hoje, ela conta como está sendo o primeiro trabalho nas demandas da área cível e o contato com o assistido, desta vez, como defensora. “Eu estou no lugar certo! O assistido sai daqui com o número do processo dele. Isso é muito legal porque eu lembro do porquê que eu escolhi a Defensoria anos atrás e, o quão gratificante é, depois de uma caminhada de muitos anos, perceber que não foi em vão e que os estudos valeram a pena. Agora posso fazer o que sonhei por tanto tempo. Eu me sinto grata”, celebra.
Empossar todos os aprovados do V Concurso para Defensor Público era uma meta de gestão para o fortalecimento da Defensoria, o que traz melhoria significativa na expansão da instituição pelo interior do estado. “Hoje é um dia muito especial para a Defensoria Pública do Pará, pois estamos realizando a posse popular. Um momento em que os novos colegas podem experienciar o contato com a realidade do atendimento humanizado da DPE, que está sempre atenta a melhor servir os nossos assistidos e assistidas. É um momento de muita alegria para a gestão, para instituição e, também, para quem chega para somar com o nosso time sangue verde”.
Defensoria presente em Ananindeua
O município, atualmente considerado o segundo mais populoso do estado do Pará e importante polo industrial da região, possui cerca de 500 mil habitantes. Devido ao grande volume de demandas, o Núcleo Metropolitano de Ananindeua, realiza, mensalmente, ações como esta para esgotar a agenda.
Para a coordenadora do Núcleo, Mayana João, a ação foi uma oportunidade de aproximar os novos defensores da rotina de atendimentos. “Ananindeua, como a gente sabe, está em um crescimento exponencial, então a demanda reprimida está muito grande. E, para o calendário de 2026, a gente tem organizado diversos mutirões. Neste mês de janeiro, conciliamos com a posse popular, em face à nossa necessidade, para dar uma vazão as demandas. Neste contexto, os novos membros/as ficam mais perto da realidade e podem ter essa experiência de atendimento em grande escala”, explica a defensora.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.
Texto: Carolina Lobo