0 - 15.jpeg

“No começo parecia um sonho tão distante, com tanto esforço envolvido, que confesso que a ficha demorou a cair. Foi muita emoção. Mas, a primeira coisa a fazer foi compartilhar a novidade com aqueles que construíram essa história comigo”, conta Ana Laura Baiocchi, defensora pública recém-nomeada. Além dela, mais 14 defensores públicos foram nomeados para ingressar na Defensoria Pública do Estado do Pará, na última quarta-feira (20). 

Os novos membros da instituição são oriundos do V Concurso para Defensor Público do Estado do Pará, realizado em janeiro de 2022. Ao total, mais de 70 defensores públicos já foram chamados para atuar no interior do Pará. 

Ana Laura lembra que teve o primeiro contato com a instituição por meio da faculdade, de forma a cultivar um desejo por fazer parte da Defensoria Pública. Segundo ela, o objetivo agora é trabalhar a fim de fazer jus às funções defensoriais junto aos mais vulneráveis. 

“Quero cumprir a missão institucional de garantir o acesso à justiça àqueles que mais precisam reconhecer e garantir os seus direitos. O acesso à justiça é a porta de entrada para os demais direitos, o que faz a atuação da Defensoria Pública ser essencial na nossa sociedade”, destaca.

A paraense Nathalie Silva Martins, 32 anos, também foi nomeada defensora pública. Ela recorda que trabalhar na instituição se tornou um sonho a partir do estágio realizado em 2011, na Defensoria Pública do Pará. Além disso, a nova defensora espera colocar em prática o que estudou e aprender muito com o dia-a-dia da instituição.
 
“Espero poder contribuir com a missão da Defensoria de levar orientação jurídica gratuita para as pessoas que precisam do auxílio da instituição, além de dar visibilidade, por meio da atuação como defensora, às histórias e demandas dos assistidos”, cita Nathalie.

O defensor público-geral, João Paulo Lédo, destaca que a entrada desses defensores e defensoras no corpo funcional é mais um ganho para a instituição. “A nomeação é o reflexo de um trabalho árduo de toda a equipe em interiorizar a Defensoria. Foi investindo na ampliação do quadro funcional que saímos de 44 municípios e chegamos a 103, e atingimos a marca histórica de dois milhões de atendimentos no ano passado. Certamente a nomeação dos defensores será frutífera para a ampliação da atuação defensorial, e chegaremos a cidades onde não estamos atualmente”, explica o defensor público-geral.

A cerimônia de posse dos novos defensores públicos está prevista para o dia 17 de abril de 2024, em Belém. 

Sobre a Defensoria Pública do Pará

A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

Texto: Giovanna Cunha (Estagiária de jornalismo, sob orientação da Kamila Murakami)

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2684
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050
PRÉDIO 1º DE MARÇO
Travessa 1º de Março, 766 - Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-053
Fone: (91) 3342-8600
Desenvolvido por: Equipe Sistemas NTI
Aguarde, carregando...