Como cumprimento de meta estabelecida em Plano de Trabalho, a defensora pública-geral do Pará, Mônica Belém, junto à subdefensora pública-geral institucional, Luciana Filizzola, realizou o terceiro “Gabinete Itinerante”. A sede do Núcleo Regional do Caeté, na cidade de Capanema, recebeu a visita da gestão da Defensoria Pública do Estado do Pará, nesta quinta-feira (12).
A iniciativa tem o objetivo de servir como uma ferramenta de escuta ativa, troca de experiências e prestação de contas entre a gestão da Defensoria do Pará e o corpo funcional que atua nas regionais do interior do estado.
O Núcleo Regional do Caeté é um dos maiores da DPE-PA, com o total de 19 municípios alcançados pelos serviços defensoriais no nordeste paraense. Durante a visita, defensores/as e servidores/as participaram de diálogo com a gestão, a fim de apresentar as principais demandas e sugestões de melhorias para o atendimento à população local.
A defensora pública-geral, Mônica Belém, conta que a meta é aproximar o gabinete geral daqueles que estão na ponta e que atuam na área finalística, sobretudo no interior do estado, a fim de promover cada vez mais melhores condições de trabalho e entrega na prestação da assistência jurídica aos vulneráveis.
“Este projeto nasceu a partir das escutas que fizemos durante a construção do nosso Plano de Trabalho. Agora, colocando ele em prática, ficamos muito felizes já com os resultados e com os frutos que podemos colher ao estarmos in loco nas unidades regionais da nossa instituição”, afirma a DPG.
Segundo o coordenador do Núcleo Regional do Caeté, Guilherme Kochi, a iniciativa é uma forma do corpo funcional se sentir olhado. “O interior tem demandas que são específicas, que são diferentes da capital. É normal que toda a gestão esteja na capital, no estado, e por isso é importante esse olhar para o interior, porque é no interior também que está localizada a grande parte do corpo funcional da instituição. Então, eu acho que o maior ganho que a gente tem é esse, da possibilidade das demandas do interior, que são específicas, poderem ser ouvidas pela gestão que está na capital e, muitas vezes, pode não ter o conhecimento real das nossas necessidades”, avalia.
Ainda em Capanema, foram entregues novos equipamentos de tecnologia para a sede da regional. Nos próximos dias, as demais cidades que fazem parte do Caeté também irão receber novos computadores e telas auxiliares.
Também participaram da itinerância o diretor do Interior, David Oliveira; o diretor da Escola Superior, Rodrigo Ayan; o diretor de Inovação e Transformação Tecnológica, Fábio Rangel; a diretora de Comunicação, Carolina Lobo; a coordenadora de Políticas Cíveis da Infância do Interior, Ana Claudia Cabral; e o assessor para assuntos especiais em assuntos administrativos, Arnoldo Peres.
O próximo Gabinete Itinerante está previsto para o início do mês de outubro.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos.
Texto de Kamila Murakami